quarta-feira, 26 de abril de 2017

O cansaço

O P. tem 2 anos e meio e, regra geral, sempre dormiu bem. A "noite toda" como costumam dizer. Foi o bendito karma que me deu um filho assim que, ao contrário do primeiro, acordava de hora a hora até ter 1 ano e pouco de idade...
Na altura eu ia rebentando. Foram-se neurónios, a cabeça em papas a toda a hora... Funcionava em modo robótico e com a sensação solitária de que mais ninguém percebia o que eu andava a passar.
Mas o P., como todas as crianças, tem fases... E nas últimas semanas tem variado o seu humor e a sua necessidade de ter a mãe por perto.
Teve há tempos uma infeção urinária chata (ainda estamos à espera de ver se tem refluxo urinário) e andava como nunca o vi... Irritado, a precisar de muita atenção e colo. Depois passou, melhorou.
Agora há dias volta à carga e não sei bem o que se passa. São dentes? é falta de sono? é má disposição da barriga (tem um estômago sensível)? Demora horas a adormecer à noite e não sem a sua querida mãe estar com ele a dar-lhe a mão. As últimas noites têm sido passadas com ele a choramingar e às voltas na cama durante 2h até, nem sei bem como, adormecer. Aliás sei: com alguma choradeira, comigo a dar a mão e muitas festas e depois tentar sair sem que ele dê conta e o cansaço o vença. Depois choraminga aqui e ali durante a noite/madrugada. Depois acorda super cedo, e passa o dia rezingão.
Ontem foi feriado e até foi um dia giro. Não fosse eu estar em estado de exaustão mental. Tive de sair 2h. Fui gastar dinheiro em roupa para mim (para variar) e mesmo assim não foi o relax total, porque tenho sempre horas para ir embora, porque já é hora de almoço, porque são horas de fazer isto ou aquilo. Ando sempre a toque de caixa de algum horário. Mas durante 2h não tive o meu querido P. (desculpa se me queixo de ti amorzinho, mas às vezes não é fácil) angustiado sempre que saio ao pé dele, a querer 10001 colos, a chorar porque quer o que o irmão tem na mão, a chorar porque não se faz o que ele quer, a chorar sei lá bem porquê.
Levo os meus lábios à testa dele 1 ou 2x por dia, sempre a ver se é desta que aparece a senhora febre. Mas ela felizmente tem estado longe. Por isso não percebo a que se deve tanto mau estar. São "só" os terrible two? é mais qualquer coisa?? rezo para ter um momento de clarividência, mas não o tenho.
Mesmo cansada lá fui passear logo de manhã com eles de bicicleta (também não quero perder os momentos divertidos) e lá fomos passear à tarde também. Mas no meu íntimo só sonhava com o meu belo e confortável sofá à noite (sem me lembrar que a estadia no sofá à noite tem sido interrompida com o choramingar constante do P., e que temos de ir lá ter com ele várias vezes, ultimamente).
Espero que isto melhore. Melhora sempre regra geral, mais dia menos dia. Mais semana, menos semana. Eu é que não melhoro da idade, tenho 40 anos, qualquer dia a fazer 41 (como é que isto aconteceu??) e estas andanças de miúdos pequenos tiram-me anos de vidazzzzzzzzzzzzzz......

p.s. agora uma nota cheia de alegria e orgulho: o M. aprendeu a andar de bicicleta sozinho!! agora não quer outra coisa e o P. segue-o! Só querem estar na rua a brincar, é tão giro :)


Sem comentários:

Enviar um comentário