quinta-feira, 8 de maio de 2014

A casa "do campo"

Os bichos são agora meus amigos do peito (e que peito... esta 2ª gravidez está a ser algo assombrosa, qualquer dia sou copa 44 K!! - ver aqui coisas giras sobre como escolher o nosso tamanho adequado). Aranhas, bichos de conta, marias-café e caracóis são os meus melhores amigos e tenho "n" encontros imediatos diariamente. Agora tento não os matar - o M. aqui há dias viu-me a atirar um bicho de conta pelas escadas abaixo e ficou chocadíssimo a achar que eu o tinha morto - e lá vou de pá e vassoura na mão para os deitar no quintal, bem longe.
Os medos de ver o M. estatelar-se pelas escadas abaixo também já se vão desvanecendo à medida que o vejo aparecer cada vez mais no andar de cima (quando o tinha deixado em baixo na sala há minutos) e sem a minha ajuda. Repito-lhe 100 vezes para se agarrar ao corrimão, para subir e descer (principalmente descer) devagar com cuidado blá blá blá. E parece-me que tem resultado: ele é bastante autónomo e cuidadoso pela casa toda. Também já são quase 4 aninhos :)
Apesar de ainda haverem inúmeros caixotes espalhados pela casa e ainda não estar tudo composto, as pequenas e novas rotinas já se vão instalando. Uma delas é o M. se ter habituado a que o T. o vista primeiro no quarto antes de ir comer (comida essa que tem sempre de fazer também - se eu fizer a papa antes de ele descer há birra da grossa; adora mexer o seu amado Nestum).
Outra rotina que me tem custado um bocado é o caminho bem mais longo que percorro todos os dias para o ir deixar na escola e buscar. Tira-me tempo de manhã e tira-me o precioso tempo ao fim da tarde. Tudo é feito mais a correr.
A coisa boa é que o caminho percorrido tem muitas árvores à volta, muitas casinhas giras, e tem maior conversa com o M. sobre o seu dia na escola. E à ida há sempre algo fantasioso para comentar como por o exemplo o duende que ele viu no céu e que persegue o nosso carro. Claro que temos de usar o nosso escudo mágico e afastá-lo prontamente e mais uns pós de perlimpimpim não vá o duende fazer das suas. Há muitos feitiços sempre de manhã!
Lentamente o M. começa também a dormir menos nas sestas do fim de semana. Na creche umas vezes dorme, outras não. E em casa consigo sempre que durma, mas já não é tanto tempo (a não ser que tenha vindo de noitadas por causa desta maldita tosse alérgica que o persegue há 1 mês, mas quando é que acabam estes pólens e este tempo estranho??). Ou seja, quando há alguma coisa combinada para fazer logo depois da hora de almoço (festas de anos, uma ida ao jardim zoológico, e coisas assim) já não dorme a sesta.
Mas há coisas que não mudam e a rotina para dormir à noite é uma delas. Nada como uma bela história antes de dormir, seguida de um colinho bem apertado e cheio de mimos, seguido de estar ao pé dele a dar-lhe a mão e dar ainda mais mimos até ele estar molinho, quase a adormecer.
Acho que a casa ainda não é o nosso "lar", mas para lá caminha. Ainda há tanta coisa para fazer, tanta rotina para acertar, mas lá se vai caminhando. O caminho também é giro.
Aliás, é o mais giro, não é?

1 comentário:

  1. É tão bom fazer e ver coisas novas com a familia! Concordo contigo, o caminho é sempre melhor que a meta ;) Bjo :***

    ResponderEliminar