quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Momentos

Sim, já sei. Provavelmente irei repetir-me, provavelmente já escrevi aqui algo parecido. Mas não faz mal. Este post é para mim. Para me lembrar daqui a uns anos como eram especiais as noites em que te deitava e me deixavas dar os mimos todos e mais alguns.

Todas as noites deito o M. Provavelmente foi um hábito/prazer que ele adquiriu pelo tempo todo que o pai passou fora a trabalhar e eu era a única disponível para essa tarefa, provavelmente porque os mimos de mãe são os mimos de mãe (costuma-se dizer que mãe há só uma e agora acho que finalmente percebo mesmo o sentido da frase).  Todas as noites, quase na penumbra e com a luz da cozinha ao fundo, dou-lhe colo à bébé sentada ao lado da cama dele, canto-lhe o Sei quem ele é (já começo a implorar para mudar a música, mas o rapaz é firme nas suas preferências...), e só depois da cantoria é que ele se deita. Depois fico semi-deitada ao lado dele e passo-lhe a mão pelo cabelo, dou-lhe mil e um beijinhos, digo-lhe que gosto muito dele, ele diz-me que também gosta de mim, damos abracinhos, e ele vai contando momentos do seu dia (adequados à sua mente de 3 anos) até que lá consigo ser "libertada" dos mimos noturnos.
Dizia eu que lhe vou fazendo festas enquanto ele parla. Geralmente está concentrado nas suas histórias, enquanto balança entre o sono e a excitação do dia. Mas no outro dia aconteceu algo mágico. Algo fantástico que não me lembro de ter acontecido antes. No outro dia ele viu o meu amor, sentiu-o e mostrou que o sentia. Não sei explicar melhor... Houve um entendimento mútuo sem precisarmos de palavras. Uma troca de olhares que disse tudo. Uma troca de olhares que me fez pensar de novo que ele está tão crescido.
Fazia eu as habituais festas, a observa-lo com uma doçura que só lhe dedico a ele, a constatar pela milésima vez que é a coisa mais fantástica que já me aconteceu, quando o senti a ficar muito molinho. Estava cansado e nesse dia a conversa durou pouco. Estava literalmente a apreciar apenas o meus beijos naquelas bochechas deliciosas. (As bochechas dos miúdos são a coisa mais deliciosa deste mundo - especialmente a dos nossos). De repente olhou para mim e sorriu. Foi tão doce esse momento... E começou a passar as mãos pela minha cara; pelo nariz, testa, bochechas, cabelo. Fez isso com um grande carinho, tal como eu lhe faço a ele. Silenciosamente disse-me eu sei que me amas mamã, sinto isso em cada festa e olhar teu, sinto o teu amor e gosto tanto tanto, e também te amo e agradeço que cuides de mim, sei que cuidas de mim.
Não sei contar melhor do que isto.
Depois abraçou-me, daqueles abraços quentinhos à volta do pescoço e disse "gosto muito de ti mamã".
Ganhei a noite, a semana. Ganhei tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário