terça-feira, 14 de maio de 2013

Críticas

Acho uma certa piada às críticas que vou lendo em vários sítios acerca da recente mastectomia da famosa Angelina Jolie. O charme de certas tiradas como se muitas tivessem o dinheiro que ela tem também faziam ou isto é só para ter mais visibilidade matam-me...
As celebridades também são pessoas, certo? que sentem, têm doenças, morrem, têm medo. E costuma-se dizer: quem tem cu tem medo. E ela teve. E porque raio uma decisão tão séria como esta seria apenas um golpe de publicidade ou visibilidade? Estão a brincar, certo?
Não percebo se as pessoas são maldosas por natureza, ou se simplesmente gostam de bodes espiatórios onde possam expurgar todos os males das suas vidas. Ou então não têm famílias e amigos com as quais valha a pena pensar aproveitar a vida e tentar não morrer mais cedo do que deveriam se não fosse a maldita doença! Pessoas como estas nunca viram de certeza o quão devastador é um cancro numa família. E se viram, caramba... devem ser bastante insensíveis.
Se tivessem dinheiro X e Y também fariam.
Pois claro que fariam!! (e pelos vistos o SNS já permite isso há uns tempos).
Ou seja, por esta mentalidade nunca deveríamos fazer ou aproveitar certas coisas, porque há muitas outras pessoas que não o podem fazer. Presumo então que, se quem faz estas críticas pensa assim, então também não teria uma bela casa se tivesse dinheiro para tal, ou não se compraria nenhum luxo se pudesse financeiramente, nunca viajaria, nunca nada.
Detesto estes falsos moralismos...
Pois eu cá - e sem hipocrisias parvas - se tivesse o dinheiro que muitas celebridades têm, gozava tudo o que tinha direito. Tinha as casas e os carros que quisesse (é pena é que eu não ligue peva a estes últimos); usava as marcas de roupa que me apetece sem olhar a preços; comprava 1001 sapatos só porque sim; ia viajar e ficava nos melhores hotéis do mundo apenas porque podia, ah e viajava SEMPRE em primeira classe; dava tudo do bom e do melhor à minha família; etc etc etc etc
Duvido muito que quem tivesse esta dinheirama toda se escudasse a alguns luxos... Querem enganar quem?
Ninguém está a dizer que não iriam ajudar os outros, que não iriam doar parte do dinheiro, que não iriam investir e patrocinar organizações que defendem as crianças e os refugiados (por exemplo). Quando muitos têm tão pouco, todos temos o dever de ajudar sempre que podemos, especialmente se temos os meios para tal.
Mas duvido muito que não usassem algum (ou muito) dinheiro para fins pessoais. E estar a mandar pedras aos outros é apenas estupidez.
E dor de cotovelo.

1 comentário: